Dannielle Pinto Lima

Enf. obstetra, aprendiz da tradição das parteiras

Sou mãe, enfermeira obstetra (parteira) e doula. Enquanto mulher passei por todas as experiências, tive 2 abortamentos espontâneos, 1 gestação de alto risco que necessitou de parto cirúrgico emergencial, perdi meu Ian que nasceu prematuro e tive Bia que nasceu de um lindo parto normal. Desde 2011 me dedico a auxiliar famílias que desejam um parto natural e respeitoso e a inspirar mulheres a terem uma gestação e maternagem saudável, transformadora, tranquila e leve.

Pioneira no atendimento humanizado ao parto em São Luís-MA. Atuo prestando assistência humanizada, personalizada, segura e centrada nas escolhas da mulher. Ofereço ferramentas que incentivam o despertar para a sua capacidade natural de parir, fomentam o empoderamento e o fortalecimento da confiança de vivenciar positivamente esta experiência nada mais que natural.

Experiência com parto natural humanizado, vertical, na água, domiciliar e hospitalar. Construí minha carreira profissional entre o atendimento aos partos, a docência e o atendimento institucional. Desde 2015 me dedico exclusivamente a assistência personalizada aos casais que desejam um parto natural.


Resumo da trajetória acadêmica/profissional:

Enfermeira obstetra, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UFMA (2013-2015). Graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2004-2008). Pós-graduação na modalidade residência pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP,  Recife-PE. (2009-2011).

Realizou estágios profissionais em locais considerados referências nacionais para a humanização da assistência ao parto: Centro de Parto Normal do Sofia Feldman, Belo Horizonte-MG (2011); Espaço Aconchego do IMIP Recife-PE (2009-2011); Hanami – Parto Domiciliar Planejado  Florianópolis-SC (2011). Aprendiz da tradição das parteiras pelo Centro Ativo de Integração do Ser – CAIS do Parto, Recife-PE (2009-2011).

Realizou treinamento para profissionais de enfermagem na implantação de grupo de gestantes no ambulatório de Pré-Natal de baixo risco do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP (2011). Foi preceptora do Treinamento de recursos humanos (enfermeiros obstetras) para a implantação do Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Teresina-PI (2011).

Trabalhou  na Maternidade Municipal de São José de Ribamar (2011-2014), na qual atuou em sala de parto e colaborou na implantação da assistência humanizada ao parto. Atuou no Hospital Universitário Materno Infantil (2014-2015), no qual ministrou curso de formação para doulas voluntárias e treinamento em parto humanizado para as enfermeiras obstetras da instituição.

Professora da Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Rede Cegonha em parceria com a UFMG (2015/2016).

Realizou capacitação de humanização da assistência ao parto para profissionais das  principais maternidades do estado do Maranhão pela escola técnica do SUS (2017-2018) . Maternidade Marly Sarney, Hospital Universitário Materno Infantil, Maternidade Benedito Leite, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade municipal de São José de Ribamar, Maternidade Regional de Imperatriz, Maternidade municipal de Loreto.

Sócia fundadora da equipe Plenamente Grávidos, auxiliando mulheres que desejavam um parto natural humanizado, com atuação em atendimento domiciliar de consultas de preparação para o parto, acompanhamento de trabalho de parto em domicílio/hospital, consultas pós-parto (consultoria de amamentação, cuidados com o bebê/mãe), cursos de preparação para o parto e rodas de casais grávidos (2011-2018).

Dentre os cursos de capacitação/atualização estão: Atualização em enfermagem: Saúde Materna e Neonatal 190 horas (2019- PROENF), Reanimação Neonatal (2018 -Sociedade Brasileira de Pediatria), Versão cefálica externa (2015 – Simpósio Internacional de Assistência ao Parto), Parto em casa para Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (2015 – Simpósio Internacional de Assistência ao Parto), Resolvendo partos distócicos (2014 – Simpósio Internacional de Assistência ao Parto), Dicas e truques na assistência ao parto (2012- Núcleo de Parteria Urbana da Rehuna), Parto ativo (2012 – Janet Balaskas/Active Birth Centre), Hemorragia pós-parto (2012- Núcleo de Parteria Urbana da Rehuna)

Para maiores informações acesse o currículo lattes aqui.

WhatsApp chat